03/08/2012 20:06

Associação Saúde Criança: entidade oferece suporte no tratamento médico de crianças e social às famíliasA Associação Saúde Criança, fundada há 21 anos, é uma organização social que desenvolve projetos junto a comunidades carentes, visando o estabelecimento de condições saudáveis para o desenvolvimento infantil.

A fundadora da Saúde Criança, Vera Cordeiro, tomou a iniciativa por constatar que crianças de famílias de baixa renda eram internadas nos hospitais, tratadas e após a alta, retornavam ao hospital com as mesmas patologias, sendo que muitas iam a óbito.

A partir daí, com o trabalho da associação, a saúde das crianças atendidas pelo projeto passou a ser um dos itens que eram abrangidos: Temos uma visão holística da saúde, na qual não só a patologia é analisada, mas sim todo o entorno do paciente. A falta de salubridade e condições adequadas de vida são facilitadores de enfermidades, por isso, a associação faz uma reestruturação familiar”, conta Mariana Veloso, coordenadora de captação da associação.

O cuidado com o estabelecimento de condições ideais para a recuperação e crescimento infantil tornou-se modelo, e atualmente é política pública de saúde infantil, com presença em diversos estados, de acordo com informações do G1.

Mariana Veloso conta que a avaliação do contexto social e familiar envolve diversas áreas: “Também é feita uma entrevista, para saber em que condições vive essa família e, posteriormente, uma visita domiciliar. Oferecemos auxílio psicológico e, se necessário, psiquiátrico, além de uma assistente social, para ajudar a enfrentar o problema”, explica.

O trabalho é dividido em áreas, conta Mariana. Segundo ela, as famílias atendidas recebem apoio em todas as direções: Doamos alimentos, medicamentos, leite especial, equipamento médico-hospitalar, utensílios domésticos, como filtro de água e ventiladores. Também encaminhamos o indivíduo a exames no serviço público ou na rede particular, temos parcerias com alguns laboratórios”, ilustra a coordenadora.

Em relação à moradia da família, o projeto também busca estabelecer condições mínimas de habitação: “Colocamos janelas, piso, vaso sanitário”, enumera, lembrando que o Saúde Criança ajuda ainda em questões legais, como emissão de documentos e obtenção de benefícios do governo.

Na educação, a Associação criou o Projeto Aconchego, com palestras socioeducativas de acordo com temas que os próprios atendidos tem curiosidade ou necessidade de obtenção de informação: “São temas como violência doméstica, gravidez precoce, DSTs, melhor aproveitamento dos alimentos, drogas e higiene”, afirma Mariana, que ressalta o caráter social do projeto, que busca oferecer cursos profissionalizantes para o maior responsável da família: “Quando o chefe da família se forma, recebe um certificado e começa a trabalhar no mercado informal. Por ter tempo reduzido, devido ao tempo necessário para cuidar de seu filho doente, é muito difícil conseguir um emprego formal. O que fazemos é ajudar a montar um salão de beleza domiciliar, uma carrocinha para trabalhar na comunidade onde vive”, exemplifica.

A partir de 2011, a Associação Saúde Criança tornou-se uma franquia social, com unidades em outros estados: “São Paulo, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são alguns dos estados atendidos, mas também temos outras franquias em bairros do Rio e em outros municípios do estado. Damos apoio para capacitá-las, treinamos pessoal e controlamos a parte de captação”.

Nos 21 anos de atuação da Associação, mais de 43 mil pessoas, entre crianças e familiares foram atendidas: “No Saúde Criança Lagoa, atendemos cerca de 250 famílias por mês. Para receber nosso apoio, a criança enferma tem que estar em uma unidade pública de saúde ligada ao projeto, que fará o encaminhamento”, completa.

Para mais informações sobre a Associação Saúde Criança, acesse o site saudecrianca.org.br. Para doações ou trabalho voluntário, clique na aba “Como Ajudar” e informe-se.

Redação Gospel+