DOUTRINAS DO SENHOR JESUS CRISTO DADA Á IGREJA PELOS APOSTOLOS

 

DEUS É UNO

Analisando as escrituras, podemos ver que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna (I São João, capítulo 5 e versículo 20). Ao se estudar a bíblia, no velho testamento vemos que todos os servos de Deus não podiam ver Deus face a face.
 
Já no novo viram, pois Deus estava em Cristo operando sinais e prodígios, através do poder do Espírito Santo. Existem três referências de Deus (Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo), mas as três estão demonstradas em Cristo, tanto é que todo o poder está centralizado em Jesus Cristo, nos céus, na terra, em baixo dela e no mar.
 
Por isto está escrito: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" (I Timóteo, capítulo 2 e versículo 5). Leia mais sobre este assunto em Isaías, capítulo 9 e versículo 6, São Mateus, capítulo 1 e versículo 23, Romanos, capítulo 9 e versículo 5, Efésios, capítulo 4 e versículo 6, Tito, capítulo 2 e versículo 13, São João, capítulo 20 e versículo 28 e Judas, versículo 4.
 
 

 

" U S O   D O   V É U   P E L A S   I R M Ã S "

 

No livro de I Coríntios, capítulo 11 e versículos de 1 a 16, vemos que o Apóstolo Paulo ensina que as mulheres devem, para orar ou profetizar, colocar o véu. Não mais é necessário que as mulheres vivam com suas cabeças cobertas pelo véu, uma vez que o cabelo lhe foi dado em lugar do véu.
 
Porém, o apóstolo é claro quando explica sobre esta doutrina e diz que a mulher deve colocar o véu apenas para orar ou profetizar. O véu é um sinal de poderio diante dos anjos de Deus. Quando a mulher se cobre com o véu, ela se reveste de autoridade sobre os anjos de Deus e pode entrar no "átrio secreto" de Deus para falar-lhe face a face.
 
No final deste texto, no versículo 16, o apóstolo diz: "Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus". Nós também não contendemos, apenas obedecemos para receber mais, a cada dia, das bençãos de nosso Pai Celestial.
 
 
CABELO
 
 
No livro de 1º aos Coríntios, capítulo 11 e versículos 14 e 15, está escrito: "Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter o cabelo crescido? Mas ter a mulher o cabelo crescido lhe é honroso".
 
Baseado nesta passagem, podemos ver que o Senhor deixou um ensinamento quanto ao cabelo, sem envolver estilo de corte ou tamanho do comprimento, mas basicamente que o homem deve ter o seu cabelo curto e a mulher crescido, e não cumprido com determinado tamanho imposto por homens.
 
O nosso Deus é sábio, e não deixaria um ensinamento que não poderíamos cumprir. Ocorre o caso de irmãs que seus cabelos não crescem muito e, se o Senhor não tivesse deixado escrito "crescido", como conseguiriam se enquadrar neste ensinamento? Seriam desonradas? Todavia o Senhor já sabia desta situação e deixou escrito crescido. Todos nós sabemos distinguir um cabelo crescido, pois quando estamos com o nosso cabelo (no caso dos homens) crescido, vamos logo ao cabeleireiro para cortar.
 
 
SAUDAÇÃO COM ÓSCULO SANTO
 
A Bíblia nos ensina a saudarmos uns aos outros com o ósculo santo. A palavra ósculo significa beijo. Nas escrituras não há um local especificado para que se dê o beijo.
 
Portanto, a Cristã Universal adotou (para evitar problemas com maridos ou mulheres não crentes) o ósculo do homem na mão da irmã. Quando forem pessoas do mesmo sexo, o ósculo deve ser dado no rosto.
 
Nada impede que pessoas que se conheçam, e não vejam problemas, se saúdem no rosto.
 
Leia as referências bíblicas para este assunto: Romanos 16:16; I Coríntios 16:20; I Tessalonicenses 05:26; I Pedro 05:14; Atos dos Apóstolos 20:37.
 
 
 
" A   P R Á T I C A   D O   L A V A - P É S" 
 
Após a Santa Ceia, praticamos também o Lava-Pés... você entende o por quê? Praticamos em obediência ao texto bíblico do Evangelho segundo São João, capítulo 13 e versículos 1 ao 17 e também I Timóteo, capítulo 5 e versículo 10, conforme o ensinamento da Palavra de Deus deixado por Cristo que, após a Santa Ceia, lavou os pés dos discípulos.
 
Se Ele, sendo Rei dos reis e Senhor dos senhores fez isto, nós devemos fazer também, como o próprio Senhor deixou ordenado. O Lava-Pés nada mais é do que literalmente lavar os pés uns dos outros em bacias de água, como faziam na época de Cristo.
 
Temos como doutrina o lava-pés embasado também no texto de I Timóteo, capítulo 05 e versículo 10, onde está escrito que só podem ser inscritas na igreja viúvas que tenham praticado muitos mandamentos, dentre os quais, que tenha lavado os pés aos santos.

 

" O R A Ç Ã O   C O M   A S   M Ã O S   L E V A N T A D A S   (S Ó   H O M E N S) "

 

Em I Timóteo, capítulo 2 e versículo 8, está escrito: "Quero pois que os homens oram em todo o lugar levantando mãos santas sem ira e nem contenda".
 
Portanto, os homens devem orar com as mãos levantadas, com um detalhe muito importante: Sem ira ou contenda. Meditem nisto, varões.
 
 
" B A T I S M O   N A S   Á G U A S "
 
Podemos ver nas escrituras que Deus nos deixou uma ordenança acerca desta doutrina muitíssimo importante. O Senhor Jesus disse que quem crer e for batizado será salvo.
 
Em Atos dos Apóstolos, capítulo 8 e versículos 36 ao 39, vemos que o Espírito levou Felipe, um dos apóstolos, até uma carruagem em que estava um homem importante. Ele lia as escrituras e não entendia. Felipe lhe explicou e lhe anunciou Jesus Cristo e falou sobre o batismo.
 
Eles avistaram água e o Eunuco perguntou: Eis aí água... o que impede que eu seja batizado? Aí está o ponto fundamental para o batismo: Crer que o Senhor Jesus Cristo é o filho de Deus de todo o seu coração. O batismo é o sepultamento do velho homem e o nascimento de um novo que é vivificado pelo Espírito Santo de Deus e que irá andar em novidade de vida.
 
Para maior esclarecimento deste assunto leia Mateus, capítulo 28 e versículo 19, Atos dos Apóstolos, capítulo 2 e versículo 38, Atos dos Apóstolos, capítulo 8 e versículo 16, Atos dos Apóstolos, capítulo 10 e versículo 48, Atos dos Apóstolos, capítulo 19 e versículo 5, Romanos, capítulo 6 e versículos 3 e 4, Gálatas, capítulo 3 e versículo 27.

 

 

" N Ã O   S E   D E V E   C A N T A R   E M   V E L Ó R I O   O U
S E P U L T A M E N T O "
 
Na carta aos Romanos, capítulo 12 e versículo 15, a palavra de Deus diz:"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram". No livro de provérbios, capítulo 25 e versículo 20 também aborda o assunto desta maneira: "O que entoa canções junto ao coração aflito é como aquele que se despe num dia de frio, e como vinagre sobre salitre".
 
Baseado nestas palavras, inclusive em outra que o próprio Senhor Jesus Cristo deu exemplo (São João, capítulo 11 e versículos do 31 ao 35), acreditamos que esta também é uma doutrina deixada pelos apóstolos e que deve ser obedecida.
 
" A   M U L H E R  D E V E   E S T A R   C A L A D A   N A S   I G R E J A S "
 
Esta doutrina não trata de um ponto de vista machista, ou que beneficie o homem e diminua a mulher. Pelo contrário, pois quanto mais obedecemos a palavra de Deus, mais Ele se agrada de nós e nos honra! Sabemos que as mulheres possuem uma dádiva maravilhosa, que foi dada por Deus apenas à elas, que é a de gerar uma outra vida.
 
Esta honra é apenas das mulheres e os homens jamais a terão. Porém, precisamos nos submeter a palavra de Deus. No livro de I Coríntios, capítulo 14 e versículos de 33 a 37, está escrito: "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
 
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa os seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu de entre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor". Como mandamento do Senhor, foi deixada esta instrução de que as mulheres devem estar caladas nas igrejas, mas não para glorificar ou adorar a Deus, mas no tocante a ensinamento e pregação da palavra como ministro.
 
Quando o apóstolo colocou este ensinamento na igreja, ele dizia no tocante a mulher exercer autoridade sobre o homem, fugindo do princípio demonstrado na palavra de Deus que a mulher deve estar sujeita ao homem: "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo" (I Coríntios, capítulo 11 e versículo 3). Não foram encontradas na bíblia nenhuma "pastora", "presbítera", "evangelista" ou "diaconiza".
 
São cargos ministeriais e o ministério de Deus foi formado por homens. Cristo não chamou "apóstolas", mas apóstolos (12 homens). Sabemos da importância das mulheres na vida dos homens, pois elas dão o equilíbrio emocional em um lar. Todavia é melhor obedecermos a palavra de Deus, do que agradar aos homens.
 
 
" T O D O S   O S   V E R D A D E I R O S   C R I S T Ã O S   S Ã O   S E L A D O S
C O M   O   E S P Í R I T O   S A N T O "
 
Em Romanos, capítulo 8 e versículo 9, está escrito: "... mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, este tal não é dEle", ou seja, de Deus. Quando o Apóstolo nos dá este ensinamento, ele faz uma afirmação muito forte: se não tiver não é de Deus. Como podemos ter a certeza que somos de Deus? Não é a manifestação de dons espirituais que garantem esta condição aos homens. Muitos afirmam que se algum dom já se manifestou na vida de alguém, este tem o Espírito Santo.
 
Não se trata da manifestação. Há irmãos e irmãs fiéis e constantes, que passam a sua vida inteira diante de Deus e não demonstram nenhuma manifestação de dons do espírito. Será que eles não são de Deus? O Espírito Santo é o penhor que garante a nossa salvação.
 
Quando realmente nos convertemos a Deus, a nossa vida é marcada pelo Senhor através do Espírito. Ocorre como uma marca que é demonstrada pelas nossas atitudes. Começamos, sem perceber, mudar... se mentíamos, paramos de mentir, se roubávamos, não roubamos mais, a misericórdia de Deus vai inundando o nosso ser e começamos ter atitudes diferentes naturalmente.
 
O Espírito Santo vai nos direcionando para a estatura do varão perfeito, e isto vai durante toda a nossa vida aqui nesta terra. A salvação de Deus vem de crer, e crer em Jesus Cristo. Quando cremos e confessamos o Senhor Jesus Cristo e, se permanecermos fiéis até o fim, herdaremos o reino de Deus.
 
" S A N T A   C E I A "
 
Você conhece sobre a instituição da "Santa Ceia" efetuada por Jesus Cristo para que pratiquemos e obedeçamos? Todos os cristãos comemoram a Santa Ceia desde a morte e ressurreição de Cristo. O próprio Senhor ensinou como devemos praticar a Ceia. Se você abrir qualquer bíblia no livro do Evangelho segundo São Marcos, capítulo 14 e versículos 12 ao 26, verá como o Senhor Jesus instituiu a Ceia e nos ensinou a praticá-la até que ele venha.
 
A Ceia foi introduzida no lugar da Páscoa, como era comemorada todos os anos pelos judeus, tanto é que Jesus estava comemorando a Páscoa, quando trocou os ingredientes e instituiu a Santa Ceia. Você sabe por quê praticamos a Santa Ceia apenas uma vez por ano e da forma que praticamos? É muito simples... porque a Palavra de Deus nos instrui a "fazer a Santa Ceia em memória de Cristo".
 
Em memória significa lembrança, que deve ser transmitida de geração em geração, a qual é feita (secularmente falando) de ano em ano. Também nos baseamos no fato de que a Santa Ceia foi instituída no lugar da páscoa, que é comemorada pelos judeus uma vez ao ano e que possui dois ingredientes básicos: Pão Asmo (sem fermento) e Vinho puro (sem misturas ou essências).
 
Por esta razão praticamos a Santa Ceia uma vez ao ano na noite que o Senhor foi traído (todos os anos ocorre em uma data diferente por obedecermos ao calendário judaico/hebreu). Para entender melhor sobre a forma que é praticada a Santa Ceia, leia I Coríntios, capítulo 11 e versículos 17 ao 34 e também São Marcos, capítulo 14 e versículos 12 ao 26.
 
Gostaria de lembrar que ninguém pode ser impedido de participar da Santa Ceia, porém todos devem examinar-se a si mesmos e depois comer do pão e beber do vinho, pois está escrito na palavra de Deus que cada um deve se examinar a si mesmo.
 

 

 

Qualquer dúvida estaremos à disposição para esclarecer.
 

Deus te abençoe!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!